Lynda Rahal

sábado, 18.11 22h31

Lynda Rahal nasceu e vive em Paris (1984).

Estudou teatro, dança e coreografia em diversas instituições na França como, CNR Lyon, Exerce/MA em estudos de coreografia em Montpellier, programa dirigido por Mathilde Monnier (2011-2013), arte, dança e performance em CCN Belfort e teoria da dança em Paris 8 Universidade.

Trabalha como intérprete e coreógrafa desde 2008. Colaborou em projetos de Xavier Le Roy e Christophe Wavelet (reconstrução / reinterpretação de “Continous Project Altered Daily “(1970) de Yvonne Rainer), Antonija Levingston e Nadia Lauro (Etudes hérétiques em Marselha), Jonathan schatz (Elephant Rock), Ingrid berger Myhre (Suprimentos coproduzidos por Pact-Zollverein (Essen) e Black Box Theatre (Oslo), Joao Dos Santos Martins (obra-prima, CCB Lisboa), Tino Seghal (essas associações), Rosalind Crisp e mais recentemente com Célia Gondol, Nina Santes, João Costa Espinho e Mylene Benoit, entre outros.

Desde 2008, faz seu próprio trabalho usando coreografia/dança, instalação, som, vídeo e tem um interesse especial por gestos, idiomas e processos.

Criou Re-re-write / Re-re-think uma instalação coreográfica no contexto do projeto franco-suiço Cupli apoiado por The Head (Genebra), Fictions uma performance de palco em CCN. Palácio de Montpellier e Ackerstadt em Berlim, Landslide / Object 1, uma instalação documental (criado no Beirut Art Center e Villa Mediterranée Marseille, financiado por Roberto Cimetta e Instituto Francês Beirute) e Objetos de contágio co-criados com Katerina Andreou e Jasmin Ihrac com o apoio da Life Long Burning e CCN Montpellier. Landslide/Objeto 2: What Remains uma instalação de situação performativa realizada na residência artística Lote/Casa do Povo, São Paulo, no inverno de 2017. Em 2017 desenvolveu oficinas coreográficas baseadas em jogos e brincadeiras em La fabrique des savoirs, Nouveau Theater de Montreuil e outras instituições. Lynda foi contemplada com bolsas de estudo da Danceweb 2016 (mentor Tino Seghal e Louise Hojer), Festival Transamerique em 2015 Montreal e Roberto Cimetta Funds 2015.